Pré-Natal Veterinária

Todo mundo sabe da importância de se fazer um pré-natal bem-feito para garantir a saúde da mãe e do bebê, certo? O que muita gente não tem ideia é de que, com os pets, não é diferente!

Nessa fase, é indispensável que os cuidados com a nova mamãe sejam redobrados — afinal, ela também pode desenvolver diabetes, eclâmpsia e outras complicações.

Durante a gestação pet, muitas mudanças acontecem: ventre inchado, mamas aumentadas e possíveis alterações no comportamento.

Porém, nem todos os tutores conseguem identificar de pronto que seus animais de estimação estão prenhes, e nem se a fêmea tem condições de suportar uma gestação com saúde.

Para tanto, o melhor caminho é uma visita ao médico veterinário para garantir que a saúde da fêmea esteja em dia. Nessa consulta, o tutor receberá orientações sobre os cuidados necessários com a gestação, e início do pré-natal, e poderá esclarecer suas dúvidas sobre o que pode acontecer com a futura mamãe nesse período.

Necessidade do pré-natal para pets

Assim como um parto seguro, uma prenhez de filhotes saudável passa por um acompanhamento constante da fêmea antes mesmo da gestação.

Visitas à clínica veterinária para consultas periódicas são essenciais para que ninguém seja pego de surpresa por doenças que não sejam facilmente detectáveis pelos tutores. Isso evita que a fêmea entre no período gestacional com a saúde debilitada, correndo o risco de apresentar uma piora de seus sintomas, e tendo que fazer uso de medicamentos que possam prejudicar os filhotes.

Caso você suspeite de que sua fêmea possa estar prenhe, agende uma consulta com seu médico veterinário de confiança. A partir do momento em que a gestação for confirmada, tem início o atendimento pré-natal. Durante essa etapa, uma assistência de qualidade vai avaliar:

Alimentação do pet

A dieta deve ser especial nessa fase da vida da futura mamãe pet. A quantidade e tipo de ração precisam ser ajustadas, a fim de garantir que mamãe e filhotes se desenvolvam com saúde.

A gestação é uma fase em que o corpo da mamãe é muito exigido, e se as suas necessidades nutricionais não forem atendidas, os filhotes e a mãe se tornarão frágeis e poderão não sobreviver até o final da gestação, ou ter a saúde mais instável após o nascimento.

Além disso, é necessário preparar o corpo da mamãe para a amamentação, quando seu organismo será ainda mais exigido e os bebês dependerão do leite para crescer.

Evolução da gestação e planejamento de parto

O pré-natal para pets ainda cumpre a importante função de acompanhar a evolução da prenhez, observando o desenvolvimento dos bebês, o tamanho aproximado da ninhada, a saúde e o ganho de peso da mamãe.

Por meio dessa análise, o médico veterinário planejará o parto da maneira mais segura possível. Isso porque, dependendo do tamanho dos bebês e seu grau de desenvolvimento, e da saúde e porte da fêmea gestante, é possível constatar se é seguro um parto normal ou se a mamãe pet deverá ser submetida a uma cesariana.

É muito importante que essa análise mais aprofundada do corpo da mãe e dos filhotes seja feita por meio de procedimentos avançados da medicina diagnóstica, como a ultrassonografia abdominal e pélvica, para avaliar com precisão a mamãe, os bebês e a evolução da gestação.

Ultrassonografia durante o pré-natal

A ultrassonografia é uma técnica não invasiva que permite avaliar os órgãos abdominais da mamãe, e o corpo dos bebês — abdômen, tórax, cabeça e membros.

A ultrassonografia não gera nenhum tipo de dor ou sofrimento para o seu animal de estimação. Por não trabalhar com radiação ionizante, ela é muito segura para a mamãe e os bebês, além de ser de grande importância para o diagnóstico de doenças e planejamento de tratamentos.

É a melhor maneira de confirmar a gestação pet

No início do post, falamos que nem sempre os tutores sabem quando os seus bichinhos ficam prenhes.

Portanto, com a ultrassonografia, é possível confirmar a gestação com segurança e iniciar o pré-natal imediatamente.

Contato

Telefone

E-mail

Atendimento

24h

Onde Estamos

Águas Claras - DF

Obrigado por sua visita aqui, estamos ansiosos para lhe proporcionar uma experiência única para você e seu pet presencialmente na loja. Esperamos não precisar, caso precise estamos prontos para lhe atender.

© 2018 Todos os Direitos Reservados Sonho de Bicho - Veterinária 24h. Desenvolvido por

M2 Soluções Corporativas
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram